sexta-feira, 7 de maio de 2010

MARIA OSCARLINA

image

Maria Oscarlina,
Negra, mulher militante orgânica do movimento social negro e de mulheres negras, defensora das questões da criança e juventude negra, presença definida nos bandeiras de luta contra as intolerâncias e discriminações desta sociedade, em busca de uma igualdade, que como outras não conseguiram vivenciar. Porém  nos deixa a tarefa de  continuar no caminho que trilhaste e avançar por tantos quantos forem necessários, dias, meses ou anos para a realização deste novo mundo. Passastes auros anos da tua vida semeando esta semente, por vários lugares deste Brasil.  Iniciada na Matriz Africana com um perfil  de resistência, preservação e tradição como identidade. Foste idealista pela liberdade de expressão no respeito aos Orixás, no cultivo das ervas sagradas e , em todos os exemplos que deixastes, pregastes a sabedoria natural, com tua maneira de ser e teu modo de vida.
Hoje não te faz mais presente aos nossos olhos, porém permaneceras viva na memória de todos que contigo conviveram. Em cada canto desta cidade onde nascentes e te criastes, uma lembrança...!  O que te fará presente apesar do estado imaterial que agora és.Teu terreiro te amou, e sentirá muita saudade, mas entendeu que Oxalá assim demarcou, que voltarias a massa origem neste dia 7 de maio de 2010, 55 anos foi o tempo de deixares a marca de tua passagem nesse plano, irmãos, filhos, netos, amigos, ações, dedicação e conhecimento.
Nós do Centro Memorial de Matriz Africana 13 de Agosto,tua mãe e irmãos te reconhecemos e fomos felizes por te-la conosco nos últimos 16 anos de tua vida, e prestamos esta simples e sincera homenagem em tua viagem para outro plano, onde renasceras com certeza com todo o brilho que sempre tivestes.
                                                  
                                                 
                                                     Centro Memorial de Matriz Africana 13 de Agosto
                                                                      Yá Vera Soares e Filhos de Axé