quarta-feira, 23 de novembro de 2011

REDE MULHERES DE TERREIROS RECEBE TROFÉU NA TERÇA NEGRA

12:17 Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011

A Rede Mulheres de Terreiro de Pernambuco será agraciada com o Troféu Terça Negra, na noite desta terça-feira (22), às 20h, no Pátio de São Pedro. A honraria será entregue à instituição pelos promotores do evento em reconhecimento ao trabalho de luta e reafirmação das suas integrantes na preservação das religiões de matrizes africanas e a ética nos terreiros.
O troféu foi instituído há sete anos para contemplar pessoas e instituições sempre em novembro, por ser o Mês da Consciência Negra. A penúltima edição deste mês será marcada pela participação de vários grupos de cultura afro. O show será aberto pelo Maracatu Nação Axé da Lua, de Peixinhos. Em seguida se apresentam o Afoxé Ogbá Oban (Água Fria), a banda Afrosmangues (Alto Santa Terezinha), e por último o coco de roda Tronco da Jurema, do Bongi.
A Terça Negra é realizada desde o ano de 2001 pelo Núcleo Afro da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e o Movimento Negro Unificado (MNU). Os shows são abertos ao público.
Serviço:
Terça Negra – apresentações musicais de grupos afros
Terça-feira, às 20h, no Pátio de São Pedro
Aberto ao público

Vera Baroni

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres começa na próxima segunda-feira

 

A amostra “ Nem Tão Doce Lar”, no Centro Administrativo Fernando Ferrari abre a campanha mundial 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres no RS, na próxima segunda-feira (21/11), a partir das 16h. A abertura da campanha contará com a presença do governador Tarso Genro e da secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana. A programação completa pode ser acessada clicando aqui

Leia mais

sábado, 19 de novembro de 2011

Mãe Carmen na Roda de Conversa

 

100_1414

Na  noite do dia 27 de outubro, Mãe Carmen de Oxalá foi recepcionada  pelo Coordenador do curso de história, Prof. Roberto Santos, para uma Roda de Conversa com os graduandos do curso de história da Universidade Luterana do Brasil- Ulbra – Canoas.

    100_1412

Com uma atuação religiosa, social e intelectual destacada no Brasil, Mãe Carmen de Oxalá, vem sendo solicitada  em diversos espaços para trabalhar a formação no que se refere  questões relacionadas a religião de Matriz Africana.100_1411

“ Não me atenho no que se refere a posição das mulheres em África,mas, no Brasil e Rio grande do Sul a religião de matriz africana , foi fundada por mulheres negras, e eu aqui nesse espaço represento esse fio de resistência do feminino negro dentro do axé”.  Essas foram as palavras iniciais de Mãe Carmen de Oxalá, ao iniciar a aula com os graduandos do curso de história na noite do dia (27) quinta – feira, onde teve como desafio de não mascarar a realidade das Comunidades Tradicionais de Terreiros do “ Batuque do Sul ”, manifestou a sua posição frente os fatos, 100_1410

Um dos pontos sensiveis da Roda de Conversa foi sobre a herança religiosa que se herda,não se escolhe, a  qual, houveram muitos questionamentos.100_1413

No final da Roda de Conversa Mãe Carmen de Oxalá,  estendeu um  convite, para os alunos irem  a cidade de Guaíba, salientou, que eles, lá,  iram encontrar na prática muitos dos conceitos que são estudados  em sala de aula. Exemplificando, conceitos como Patrimônio Cultural, Patrimônio Imaterial, Terriório negro, Memória, Sitio Hiistórico etc…. Da mesma forma que os convidou para conhecerem a Casa Tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  legado  que recebeu de sua Mãe Quina de Yemanjá. O Ilê,  que  esta sob seu comando há 11 anos.

 

domingo, 13 de novembro de 2011

CELEBRE VISITA NO ILE DE MAE CARMEN DE OXALA

CÉLEBRE VISITA NA ASSOBECATY

Hoje dia 09 de novembro, a ASSOBECATY recebeu a visita  de Camilo de Lelis.O renomado teatrólogo é referência na produção do teatro de rua em Porto Alegre.

Todos os anos a capital gaúcha é agraciada com a Arte Cênica ao ar livre.Camilo de Lelis dirige atores e centenas  de coadjuvantes na já conhecida Procissão do  Morro da Cruz,evento que marca  as comemorações da Semana Santa no cristianismo.

Com intenso amor pela arte, Camilo  e sua equipe transformam o percurso e o local onde é   encenada a  crucificação de Jesus Cristo num cenário emocionante  e encantador .O evento é considerado  tradição na capital,arrasta mais de 30 mil pessoas.

100_1508Conhecedor  da cultura afro-brasileira e de alguns feitos culturais  de Mãe Carmen de Oxalá ,não hesitou  viajou até  o município vizinho.

   A bordo do Catamarã  apreciando as belas paisagens  do cenário natural  do lago Guaíba. Camilo desembarcou no porto da  cidade , onde   foi recepcionado por  Mãe Carmen de Oxalá, presidenta da ASSOBECATY,instituição civil conceituada como referência Afro-cultural e social  no município,no Estado e no Brasil.O motivo do encontro desses dois cidadãos ilustres, é  a  organização da procissão da Mãe Oxum.  Este evento  que foi reativado há  4 anos por uma comissão de  religiosos e estudiosos da cultura afro-brasileira.  O evento  acontece anualmente na cidade  de Guaíba, arrasta centenas de féis e admiradores  da religião afro-brasileira.

O objetivo do encontro  é transformar  a procissão da Mãe Oxum em um mega evento, com cenário e apresentação teatral ,visando respeitar , valorizar  e  disseminar   a temática religiosa e cultural  .

Camilo foi acompanhado por Mãe Carmen de Oxalá  até  a Praia da Alegria, cujo  cenário,é  exuberante. Lá  será realizada a procissão de OXUM   e também abriga   a pedra de XANGÔ,  patrimônio natural  presenteado pela mãe natureza. 

100_1514100_1512 100_1512Mãe Carmen de Oxalá e demais estudiosos estão lutando para que  na Pedra de Xangô seja o mais novo  patrimônio

imaterial da cidade. Luta reconhecida pelos órgãos culturais  do município , que deram uma atenção especial,isolaram   a pedra  para ficar livre de qualquer descuido da população.

Após  o deslumbre e encantamento pelas belezas naturais,Camilo foi conduzido por Mãe Carmen de Oxalá  até  o Museu Carlos Nobre ,espaço cultural  onde abriga  a história de Guaíba  e dos  célebres cidadãos guaibences,  que  contribuíram com  a cultura local.

Lá  receberam  a atenção da Secretaria Municipal da Cultura departamento responsável pelas realizações dos  eventos culturais   do    município.

Ficou tudo acertado,agora é preciso trabalhar muito ,  para a realização do mega  evento  que  será no dia 3 dezembro.Com certeza será uma façanha  cultural.  O nome da cidade conhecida  como berço da Revolução Farroupilha será, citada  nos meios  de comunicações .

A ASSOBECATY se sente contemplada em receber  a célebre visita.

  100_1539Camilo conheceu  todos os recintos da instituição,ficou embriagado pela originalidade e beleza da Mãe Oxum . Pediu para ser fotografado ao lado da imagem,a qual considerou uma obra de arte que também foi avaliada, por uma equipe de intelectuais da academia( História ,sociologia e outras ), como patrimônio imaterial do município  de Guaíba.

Profª Zélia de Araujo Lima (Formação Língua Portuguesa e Literatura)

Atenciosamente

Zélia de Araújo Lima( Profª)

sábado, 12 de novembro de 2011

Conseguências Positivas do Encontro de Yás : Pedra de Xangô é interditada

Após a realização da 1ª Conferência de Mulheres Yás na Pedra de Xangô, que ocorreu no mês de setembro, o poder público municipal, tomou uma feliz decisão, que termina com o jogo de braço da prefeitura, com as Comunidades tradicionais de terreiros do municipio, o impasse acontece desde o ano 2007.  Para que possa entender o caso, a Pedra de Xango esta localizada na Praia da Alegria, num espaço público que tem um bar e um estacionamento, portanto encontra –se fora dos padrões legais. Assobecaty vem  capitaniando, ações maciças de protesto para que se resolva essa situação  para ser feito a Praça da Pedra de Xangô . A qual contém uma reserva de  ervas  sagradas, sendo uma reinvendicação da carta de intensão do 1º Seminário Religião de Matriz Africana e Meio Ambiente. O envolvimento do Ministério Público, no ano passado  realizou no local uma audiência pública na ocasião determinou o fechamento da Praça, na tentativa de impedir o estacionamento clandestino.Após a Conferência de Yás a prefeitura interditou o local, colocou uma placa avisando que serão multados carros estacionados, para isso colocou a Pedra na rota dos “azuizinhos”.
100_1409100_1404100_1405

As Yalorixás Mãe Geni de Yemanjá e  Mãe Carmen de Oxalá ao tomarem conhecimento da interdição,  foram até o local para ver as conseguências positivas do evento das Yás de casa tradicionais de terreiros.

100_1406100_1408

Salve o  AXÉ do Orixá  Xangô.